sexta-feira, dezembro 01, 2006

No dia 1º de Dezembro assinala-se a restauração da Independência de Portugal. Falecido o cardeal-rei D. Henrique, em 1580, sem ter designado um sucessor, Filipe II de Espanha, neto do rei português D. Manuel I. Invadiu Portugal e submeteu-o a 60 anos de domínio. Foram três os reis espanhóis que governaram Portugal entre 1580 e 1640 – Filipe I, Filipe II e Filipe III.
A capital do Império passou a ser Madrid e Portugal foi governado como uma Província espanhola.
Como é natural, os portugueses viviam descontentes e compreendiam que só uma revolução bem organizada lhes poderia trazer a libertação.
Assim, no dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos dirigiu-se ao Paço da Ribeira onde estavam a Duquesa de Mântua, regente de Portugal, e o seu Secretário, Miguel de Vasconcelos.
A Duquesa foi presa e o Secretário morto. Foi assim que Portugal recuperou a sua independência, sendo D. João IV,. Duque de Bragança, aclamado rei, com o cognome de "O Restaurador".

Publicado por Ana às dezembro 1, 2004 10:00 AM

4 comentários:

segurademim disse...

... é bom ter um feriadito

;)

Anónimo disse...

sem conhecer a monarquia e viver numa república, hoje não sei porquê, apeteceu-me beber champanhe...

Teresa Durães disse...

a História é mais ou menos assim.... mas não foi por amor à pátria que houve a revolução, claro. como nenhuma é...

mas está bem ehehehheeh

(fica bem esta historieta nos compêndios. Direi que é nacionalista q.b.)

boa noite

Anónimo disse...

... Tava afalar para uma amiga de muito longe... adizer k era feriado em Portugal.... para ser sincero nao tina a ceteza do porquê... Lembrei e fuia Google... Aí tive a resposa... como tenho a certeza k havia muitos ignorantes como eu, lembrei mandar por mail aos amigos...

Lídio