terça-feira, dezembro 19, 2006

Acenda-se uma vela! Precisamos de cantar!


A Missa do Galo, é uma de quatro missas que pretendem celebrar o Natal.
Esta missa é celebrada à meia noite, de 24 para 25 de Dezembro, alegadamente coincidente com a hora do nascimento de Jesus.
Terá sido introduzida como liturgia pelos católicos romanos no séc. V (ano 400).
O Galo, simboliza o primeiro animal que teve conhecimento do nascimento de Jesus, ora porque numa versão o presenciou, ora, porque, noutra versão, o terá pressentido, sendo que, ainda noutro registo, cantou três vezes quando Pedro traiu Cristo.
O galo anuncia igualmente o nascer do sol.
Diz a lenda que se o galo cantar à meia noite será prenúncio de boas colheitas.
O dia 25 de Dezembro corresponde ao dia do solstício de Inverno Romano. De acordo com os Evangelhos, o SOL, a luz, significam CONHECIMENTO e VERDADE.

Assim fora.

Mas a verdade é outra: a polissemia das palavras e da própria época em que vivemos, já antecipou a hora da missa do galo e mergulha-nos na desenfreada promiscuidade comercial e na religiosidade prêt-à-porter.
Acenda-se uma vela, pois em vez de luz impera a escuridão.
O galo está doente.
Cantemos nós até perder a voz e esperemos ainda que a luz regresse pela aurora, sem explosões nucleares.

12 comentários:

Anónimo disse...

:)))).
Tenho 39 anos e nunca fui á missa do Galo.
O Natal, esse pouco representa para mim, sempre foi preenchido pelas lágrimas de minha mãe que perdera o seu 2º filho com 15 meses de idade (enquanto se aquecia junto á lareira terá caído sobre as chamas vindo a falecer no dia seguinte, no hospital local).
Mas minha mãe já deixou de sofrer e como também eu tenho filhos, menino de 14 anos e menina de 8 anos e estes sim, estão tão entusiasmados com o Natal, estão permitidos a fazer a arvore na noite de 24. As prendas que lhes possamos oferecer serão entregues na noite de 5 de janeiro, porque de facto houve natal lá em casa, nasceu meu sobrinho mais velho , hoje com 29 anos.

Desculpe ter partilhado aqui este bocadinho da minha história, mas já nao estou triste. Pelo contrário estou cheia de luz. Sinto-me uma mulher feliz, tenho muito do que nunca pensei ter.

Gosto muito do seu positivismo. Com celebração ou não do Natal, desejo-lhe tudo de BOM.

FS

Anónimo disse...

Gostei do pomenor da aurora sem explosões nucleares

naoseiquenome usar disse...

Terra:
Obrigada pela partilha que tão gratificante é!
Eu não gosto do Natal.
A cada ano, pese embora esta dinâmica de positividade que tento ter e passar, me sinto mais deprimida.
Pudesse eu hibernar e só sairia de casa depois das "festas"...

Mas não posso deixar de ignorar os olhos ávidos e inocentes das crianças que ainda querem acreditar. Não lhes podemos tarir assim os sonhos...

Anónimo:
gostei que tivesse gostado e percebido

Francis disse...

Pois, desde Kant que separou a Religião da Filosofia, se tornou cada vez mais óbvio que não se deve procurar a Luz lá fora.
Também não me sinto extasiado nesta época que parece cada vez mais dedicada à criançada.
O Natal é aquio que fizeres dele.
Um beijo ENORME!!!

Anónimo disse...

Este ano vai ser o primeiro que não estarei com os meus filhos na Noite da Consoada. Vicissitudes das separações... talvez por isso me sinta tão arredada do espírito desta quadra.
Talvez me estreie na Missa do Galo... Talvez procure outra forma de ter uma luz dentro de mim... a minha chama está doente também, como o Galo...

Enfim, aqui ficam os meus votos de umas Boas Festas para ti e para todos quantos te são queridos!

Teresa Durães disse...

"I feel in my pocket
I feel in my sould
Cristman is around us
come on let it snow" in Love Actually

Eram as festas dos romanos do solstício de Inverno. Eu que não sou cristã penso que o galo está muito bem na panela. E nem é para mim que sou vegetariana.

A comemoração do solstício simboliza que a Luz venceu as Trevas, na origem dos lusitanos.

Já que vivemos nestas bandas, um pouco da nossa História vem a calhar.

Reune-se o povo à volta da lareira, divide-se a bebida e a comida e comemora-se. Ataegina dá lugar a Endovellico. Será por altura das Candeias (1 de Fevereiro) - altura da germinação) que serão feitas novas comemorações para que os espíritos maléficos não ataquem as culturas que germinam por baixo da terra (ainda protegidas pelas almas do outro mundo - essas na guarda de Endovellico)

e por aí adiante

boa tarde (os Romanos vieram e foram mas nós ficámos a não ser que seja da Gallecia ou dos Algarves cujo nome não me recordo - Béticos não, em tempos foram)

Como deve saber - se percebi a profissão, os povos que invadem só tomam o poder mas não retiram a cultura :)

Veja o Thor dos germanos... eheheh

Anónimo disse...

O nome galo não vem de os crentes galarem as crentes durante a missa?

naoseiquenome usar disse...

Que me desculpem os restantes, mas tenho de fazer um agradecimento especial à Misty.
Caramba rapariga, bem aparecida sejas!
E que estejas bem!
E que encares essas vicissitudes com a normalidade possível decorrente de uma determinada opção que se tomou.
Nem sempre o que é melhor para nós é o melhor para eles (filhos).
E, neste caso, sendo que me parece que irão passar a consoada com o pai, para eles é também bastante importante.

"Coração ao alto Misty"
E tudo de bom.

Anónimo disse...

Cristãos e não cristãos toda a gente absorve a cultura do consumismo.

A luz estará misturada com as trevas nos nossos tempos.

Precisamos de Budas

Anónimo disse...

Renascer.
Vida positiva a ser transportada para a vida subsequente.
A criação do Universo provém do mesmo ser - a lei eterna e a existência - que tem de aniquilar o domínio da obscuridade.

Naturalmente sou Hindu.

Tudo de BOM para um ser humano MUITO BOM!

Anónimo disse...

Está tudo adulterado.
É verdade. Até a missa do Galo, da meia noite agora é celebrada às 7, 8 ou 9.

Anónimo disse...

não sei que nome usar:

Partilho consigo (ou contigo) o desejo de hibernar na época das "festas".

Mas, como diz, outros olhinhos, mais novos, mais esperançosos e menos gastos que os nossos, anseiam pelo Natal e, provavelmente, o que de melhor lhes podemos oferecer é algo em que possam acreditar e a felicidade que, nos futuro, lhes faltará algumas vezes no caminho da vida.

Se me permite, acreditando ou não nas "festas", um beijo de felicidade e esperança.