segunda-feira, janeiro 22, 2007

T/T (Teresa/ Terra) - BIPOLAR


:))

ai, ai, ai... as susceptibilidades!
Não vou aqui transcrever o dito cujo compêndio e para mim são todos muito bem-vindos, por isso, não se desentendam, não?


Transtorno Bipolar, notas breves, do(s) autor(es) identificado(s) no post anterior:

" há muito os médicos relatam que, em alguns pacientes, o sintoma primário parece ser de episódios depressivos, mas o curso do transtorno mescla-se a episódios de leves sintomas maníacos (i.é. episódios episódios hipomanáicos): Esses transtornos têm sido chamados de transtorno bipolar II (por aqueles pesquisadores que julgam que o transtorno pertence ao espectro de transtornos bipolares) e transtorno depressivo maior com episódios hipomaníacos (pelos pesquisadores que consideram o transtorno como pertencente ao espectro dos transtornos depressivos). A terceira edição revisada do DSM (DSM-III-R) usou o diagnóstico de transtorno bipolar sem outra especificação, mas, no DSM IV, o diagnóstico é de transtorno bipolar II. (...) O transtorno bipolar II, alternativamente chamado de episódios depressivos maiores com hipomania, é uma categoria diagnóstica nova no DSM-IV. (...)
Epidemiologia: (...) não é conhecida com exactidão (...)
Etiologia: (...) alguns investigadores especulam que o transtorno bipolar II, estaria relacionado ao transtorno da personalidade borderline. Entretanto alguns dados indicam que o transtorno bipolar II tende a ser herdado, desta forma, sugerindo, que possui a sua própria predisposição genética única.
Diagnóstico: (...) grau específico de severidade, frequência e duração dos sintomas hipomaníacos (...) pode ser difícil distinguir a eutimia da hipomania (...) "


"Se os pacientes exibem sintomas depressivos ou maníacos como características principais, porém não satisfazem os critérios diagnósticos para qualquer outro transtorno do humor ou outro transtorno mental do DSM-IV, o diagnóstico mais correcto é o de transtorno bipolar sem outra especificação (SOE) "
____________

Posto isto um pouco de Humor (negro:) )

Como????

- Como se faz para chamar um cachorro que não tem as 4 pernas?

- ?!

- Você não chama um cachorro sem pernas. Você tem de ir lá buscá-lo.




9 comentários:

Anónimo disse...

Sim de facto parecemos duas garotas a fazer birra. Mas estou bem, estou serena.
Impor "condições" é sempre um mau caminho.

Uma boa noite, e obrigada pela sua compreensão.Vou tomar banho quente e terminar jantar. ( Hoje estou especialmente num misto de boa disposição e alguma tristeza).

Aqui a minha herdeira corrige meus erros (8 anitos terriveis, terriveis é bem mais LOUCA que a mãe).

Meu nome é Fernanda Soares, nasci em 1967 no dia 29 de Maio , gemeos, dupla personalidade.:)))

Anónimo disse...

ahahahah
o meu nome é mesmo Teresa, bipolar ciclos rápidos em crise de depressão no momento. de baixa e farta de estar sem concentração. Melhorei, já consigo estar 30 min. 37 anos. não é uma questão de birra, sou sagitário (um fogareiro preso em casa), cheia de energia mas... até o café é longe. e quando voltar ao trabalho vêm as perguntas difíceis de resposta (se não estiver na lista dos supranumerários) etc.

ser-se bipolar é mais do que os sintomas. é a rejeição.

sabia que nem empréstimo bancário dão? nem seguro de vida? (se souberem, claro)

prontus... acabo o discurso eheheh
não era minha intenção entrar em discórdia mas apenas chamar atenção a um outro pormenor.

espero que tenha dado por ele

boa noite

Anónimo disse...

Teresa/Terra

Qual melhor pregunta a fazer"que não a do cachorro sem as 4 pernas" para alimentar, na procura da resposta, as insónias dos "maníacos" (que se acham com resposta para tudo) ou dos "depressivos" (que só de pensar tanto na resposta assim ficam por não a conseguir encontar).

Outra maneira de alimentar a insónia seria obrigar os saudáveis a ler ao DSM-III-R e logo de seguida o DSM-IV e anotar e analisar as diferenças entre ambos...

:):):)
Espero não ferir susceptibilidades.

Anónimo disse...

Meu querido J.F não é por acaso que aqui apareço como terra, pois é nela que eu encontro meu ponto de equilibrio. É aí que eu supero as minhas contrariedades e angario energias para seguir em frente. Eu descarrego minha raiva, ofereço meu carinho e ela me abençoa com o que tem de melhor, não reclama.
Sou do campo, nascida e criada e nele proibida na infancia por meus pais de nele viver em pleno para mininizar meus ataques alergicos quer pelo sol quer do polem das plantas. Cresci e so depois de casada tive a liberdade de fazer o que bem entendo e aí libertei toda esta paixão contida. Agora brinco de agricultora. Tenho minhas proprias terras e nelas meus patos,gansos, galinhas, cabras, gatos cães, cavalo.Todos tem nome, excepto as galinhas e os patos.
acaso encontrasse um cão sem patas e estivesse atenta não seria tonta ao ponto de chamar por ele, mas sim ir ao encontro dele.:)))

Posso gritar bem alto - SOU FELIZ; SOU FELIZ.

Anónimo disse...

ehehhe j.f sabe do que fala!

mas tem de concordar comigo que na fase maníaca dar a volta aos tristes tristes é bem engraçado! ahahha

nessa altura eu que nem vendedora sou vendo o que quiserem! lol

(aparte a depressão é a 'doença' se doença for mais interessante que conheço!)

Anónimo disse...

O diabo escolha:
um estado "maníaco a dar a volta aos tristes" ou um "depressivo a controlar os letrados".
Nehum deles conseguirá os objectivos, porque nunca vi um "maníaco engraçado" nem um "depressivo interessante".

Sem menosprezo pela patologia em geral, pelos seus estadios em particular e muito menos pelas pessoas que desta doença sofrem.

Anónimo disse...

afinal o j.f. não sabe :)
saberá!

naoseiquenome usar disse...

Teresa, "Terra", "J.F":

Quem me dera poder expressar com a naturalidade da "Terra", "SOU FELIZ";
Quem me dera poder viver (sem o outro lado nem os efeitos colaterais), o estado de mania ou hipomania da Teresa, em que o ego quase não comporta mais nada e as perssoas se sentem sem limites na sua grandiosidade!

Mas, "J.F" exsistem "depressivos letrados".
Parece-me estar incluída nesta categoria.
Eu sou distímica.
E por isso sou triste. Sem conseguir dizer que sou feliz, mas também rejeitando a infelicidade.
Mas ninguém reconhecerá um distímico. No trato, são pessoas tendencialmente de uma afabilidade enorme, de uma entrega quase inconsequente, no âmbito das suas escolhas.
Um português distimico famoso na actualidade é J.M. Vaz, que, no seu último livro "tempo dos Espelhos", caracteriza a doença como "subdepressão.

Deixo um trecho:
"(...)Também preferia não conhecer a depressão por dentro (...). Estava hipnotizado pelo choro triste que batia à porta das traseiras dos meus olhos. Essa não era a variável a avaliar para decidir se podia ajudar alguém ou não. Estava ainda em condições de pensar, fantasiar, estabelecer uma aliança terapêutica? Estava, embora com o credo na boca, "e se me desfaço?". Ao longo de mais de vinte anos que se seguiram ouvi pessoas dizerem desanimadas - "o senhor não sabe o que isto é. Sabia. (...)

Anónimo disse...

Bom dia.
Não queria aqui voltar para me repetir.
Sei que dos 3 ou melhor dos quatro sou a menos letrada, mesmo assim e talvez por isso mesmo, sou FELIZ, porque sei muito pouco e o GRANDE sofrimento não me corrompe, não o percepciono.
Devorei o livro "tempo dos espelhos" do DR. Julio Machado Vaz e como o percebi!!! Eu tal como ele, sem quere me comparar, guardo minhas "manias depressivas", elas não interessam aos outros, apenas a mim dizem respeito, em nada contribuem para o bem estar dos OUTROS.

Já se tornou mania, mas mais uma vez desculpe e coloco um ponto final nisto, sei que compreende e não me vai repreender.

FOI MUITO BOM ENCONTRAR SEU BLOG.

Até um desses dias.